Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Resposta aos candidatos

Durante minha carreira como gestor/executivo de RH, sempre procurei (nem sempre consegui) apresentar uma resposta aos candidatos participantes de processos seletivos, seja através de carta, e-mail ou uma simples ligação. Mesmo com a negativa da contratação, recebi elogios e agradecimentos pelo retorno. Alguns candidatos comentaram que poucas empresas e consultorias dão retorno sobre a finalização dos processos e que isso lhes causa  certa ansiedade/frustração.
Tal atitude é trabalhosa? Sim, é certo. Principalmente para quem realiza muitos processos seletivos mensais. Mas é compensadora, gentil e fortalece a marca de quem a mantém.
Com a automação dos processos seletivos, hoje em dia, é possível utilizar a opção “resposta automática”. Embora se perca o toque pessoal, utilizá-la é melhor do que não apresentar uma resposta. Recentemente, localizei um modelo simples e direto para esse tipo de escrito. Há vários outros na internet. Pesquise, copie, cole e adapte um modelo à sua necessidade.
Outra dica é criar um indicador de retorno para candidatos (por percentual, por relevância da vaga, apenas para os três finalistas) e acompanhar os resultados.

Caro(a) Fulano(a),
Agradecemos seu interesse e a oportunidade de considerá-lo(a) para uma função profissional. Analisamos seu perfil/currículo e concluímos que não temos uma posição adequada para você neste momento, todavia, manteremos seu cadastro para futuras posições.
Continue nos acompanhando pelo site e pelas redes sociais.

Atenciosamente,

2 comentários:

Grato por sua contribuição!