Páginas

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Leia usando a "cumbuca"

             A palavra cumbuca vem do tupi, kuiambúka ou cuiambuca.

 Segundo o professor Falconi, introdutor do método de leitura em grupo, muitas dificuldades encontradas na implantação da Qualidade Total em várias empresas são causadas por falta de estudo e pelo baixo gosto pela leitura da maioria dos profissionais. Para eliminar essas dificuldades, o professor sugere o estudo em grupo, uma vez que “não gostamos de ler, mas adoramos trabalhar em grupo”.
O método se destaca pela simplicidade e pelos poucos recursos exigidos na sua aplicação. Se bem utilizado, o “método da cumbuca” pode ser um grande aliado no desenvolvimento compartilhado das pessoas e das organizações.
Para operacionalizar um “grupo de cumbuca”, o professor Falconi sugere que sejam seguidos os passos listados. 

1.  Formar um grupo de, no máximo, seis pessoas e, no mínimo, quatro.
2.  Realizar um encontro semanal de duas horas, no mesmo dia e horário (por exemplo, quarta-feira, às 16h).
3. Utilizar uma cumbuca, na qual são colocados papéis com os nomes dos participantes.
4.  Toda semana, os participantes do grupo devem estudar o capítulo de um livro. Na hora do encontro, um deles é sorteado para apresentar o capítulo da semana aos outros. Como todos estudaram o mesmo capítulo, a discussão, em geral, é muito produtiva.
5. Se o participante selecionado não tiver estudado o capítulo e não puder apresentá-lo, a reunião deve ser desfeita. Não deve ser sorteado ou indicado outro apresentador, nem mesmo ser aceito um voluntário. O método é baseado no compromisso de todos.

6.  O nome sorteado deve retornar à cumbuca. Assim, a pessoa que apresentou um capítulo em uma semana pode ser sorteada na semana seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por sua contribuição!