Nem
sempre a diretoria e os gestores de uma organização dedicam a
devida atenção à contratação de profissionais. Muitos
não se envolvem nesse processo, delegando ao RH uma das
estratégias mais importantes quando o assunto é aquisição de
talentos. Pode ser que alguns gestores pensem – e afirmem – “eu
não tenho tempo para entrevistar candidatos, o RH é pago pra isso”.
Contratar
errado significa colocar em risco o negócio e provocar estragos na imagem,
na cultura e no clima organizacional. Economizar com processos seletivos
“baratos” e mal planejados é certeza de pagar um custo maior mais
tarde.
Adquirir
talentos é uma função mais avançada que o recrutamento e a seleção
tradicional/operacional, vai além da descrição de um cargo, do perfil
comportamental e dos requisitos técnicos. O grande desafio nesse aspecto é
contratar profissionais que possam crescer junto com o próprio negócio (ou
mais) e ocupar uma, duas ou até três posições mais elevadas. Antes de
tudo, porém, é preciso ter a certeza de que os valores pessoais
do candidato estejam alinhados aos valores e à cultura da
empresa. Essa condição é básica para prosseguir às outras fases do
processo.
Veja
o interessante depoimento de Josh Bersin no canal How I Hire (Como eu
contrato) do Linkedin.
Fundador e diretor da consultoria Bersin, da Deloitte, Josh Bersin
afirma que contratar é a função mais importante de um gestor. Para a tarefa,
ele enumera dez princípios a serem observados na hora de selecionar um
profissional.
1.
“Meça duas vezes, corte uma” se aplica a contratar. “É sempre melhor ir devagar
do que correr para contratar um candidato porque você tem uma vaga crítica
aberta”.
2.
Confie no seu instinto. “A maioria das pessoas fantásticas que nós contratamos
ao longo dos anos eram pessoas que eu conheci e comecei a confiar e gostar
muito rapidamente”.
3.
A experiência é enganadora. “É muito tentador contratar pessoas de competidores
rivais ou de uma companhia que você admira. Eu recomendo a você ignorar o
efeito ‘pedigree’. Em vez disso, você precisa entender o que eles fizeram lá,
como eles alcançaram resultados e porque eles saíram do emprego”.
4.
Procure por paixão, firmeza e qualidade. “A maioria de nossas melhores pessoas
não veio de grandes faculdades e universidades (nós não podíamos pagar altos
salários nos primeiros dias), mas eles eram ‘fazedores’”.
5.
Cuidado com os gurus autoproclamados. “São pessoas que blogam muito, tuitam
muito e se tornam muito conhecidas. E acho que esses tipos de pessoas estão
mais interessados na marca pessoal do que em contribuir com seu negócio”.
6.
“Procure profissionais que são confiantes, mas humildes”.
7.
“Peça opinião e feedback dos outros”.
8.
Esteja sempre em busca de novos profissionais. “Eu tendo a pensar em recrutar
pessoas o tempo todo”.
9.
“Lembre-se de que não há candidatos perfeitos; nós todos somos trabalhadores em
progresso”.
10. “Você não vai bater 1000. Nunca conheci um gestor ou
recrutador que me disse que poderia garantir uma média de rebatidas perfeitas”.
E
você como contrata? Comente o assunto e conte sua experiência.
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